Páginas

terça-feira, 28 de maio de 2013

Afinal quão importante é a arte no Brasil?

 
 Esses dias conversando com minha prima, me deparei com essa pergunta: Qual a importância que damos a arte?Na maioria das escolas públicas que conheço a arte é tratada so como mais uma matéria para encher a grade escolar.Ela é ensinada por um meio tecnicista e irrelevante.
    Porque matérias tão importantes como artes e filosofia é deixada tão de lado nas escolas brasileiras?

 



     Pode-se se dizer que o ensino de arte no Brasil começou logo no Brasil colônia,uma experiência chamada Barroco-Jesuítico adaptando-se para as necessidades do território brasileiro dando assim o início do Barroco no Brasil.
     Há quem diga que na Ditadura Militar essas duas matérias foram eliminadas da grade escolar por serem "perigosas" para o Regime, que seriam as únicas matérias que fazem as pessoas pensarem.
    Quantas vezes  ja ouvir alguém falar que não sabe o porque da aula de Artes, que isso não leva a nada e todas essas baboseiras que sempre escutamos. Se essa história da Ditadura for verdade, faz muito sentido,os movimentos artísticos mais reconhecidos no período ditatorial foram também as mais perseguidas, como a Poesia Marginal que vivia na ilegalidade e o Movimento Tropicália. Leis tornando o ensino de arte obrigatório foram feitas nessa época,porém eram meras obrigatoriedades, pois os professores teriam uma formação de dois anos para ensinar Artes Visuais, Dança Teatro e Música,nessas mesmas décadas algumas matérias ligadas a arte foram tiradas do currículo escolar como a educação musical e o desenho geométrico
    O cenário artístico no Brasil era relevante, mesmo sendo uma arte com moldes europeus até o início do  modernismo. Não somente grandes nomes nacionais como Tarsília do Amaral e Anita Malfatti, por exemplo,mas anteriormente existia uma preocupação com a arte.a tão celebre Semana de Arte Moderna que reuniu os maiores artistas da época para discutirem e mostrarem suas obras.
   O que quero dizer com tudo isso é que: Aonde foi que se perdeu essa importância com a arte?
   O Aprendizado artístico tem como maior importância o entendimento do mundo pelo um modo de pensar buscar no Real a realidade e assim interpretá-la de maneira expressiva e contundente.

                                                            Croqui Ronaldo Fraga
 

Porque falar disso em um blog de moda? simples, toda a arte está ligada direta ou indiretamente a moda, acredito eu ser a moda uma vertente da arte, e se a arte é desvalorizada nos dias de hoje a moda também pode ser,Posso citar vários estilistas brasileiros que tem uma ligação direta de suas criações com a arte como Ronaldo Fraga e a saudosa Zuzu Angel que tinha suas criações a riqueza das cores da cultura brasileira, pioneira em brisilidade e Fraga que segue essa tendência e sabe também a importância de sempre levar a moda ligada a arte e a cultura nacional.











Nenhum comentário: