Páginas

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Reviravolta


até a década de 50 dizia-se que a moda era dominada pelo bom gosto, afinal qual era esse bom gosto? de acordo com quem?

   A Belle Époque, foi uma época de Glamour e ascensão da burguesia. Paris vivia uma época de enorme influência mundial, quanto mais deslumbrante eram as roupas maior era o poder social de uma pessoa. Worth dava os primeiros passos no que veria ser chamado de alta costura.
   Ja dizia a Harper´s Bazar: " a mulher que não tiver um Tailleur Chanel está desesperadamente fora da moda".
  Se vestia o que a alta costura ditava, a moda era dominada por uma minoria burguesa, os considerados plebeus, operários, trabalhadores estavam completamente fora do ciclo da moda europeia.

“A Alta Costura dá às casas uma visibilidade única, podendo tornar a marca eterna.”
Didier Grumbach









    Mais quando que a massa começou a fazer parte desse ciclo? quando a moda começou a ser mais democrática? (não que ela seja completamente democrática nos dias de hoje) .
    No final da década de 40 e início de 50 surgem as gangues de motocicletas, os chamados bikers como no filme Wild One com  Marlon Brando. Formados por jovens soldados que voltavam da guerra com um gosto pela liberdade e aventura e os chamados Baby Boomers, os filhos da  II Guerra , foram os precursores na rebeldia, na vontade por liberdade a assim construindo uma geração de personalidade e muito estilo,andando pelas ruas exibindo suas jaquetas perfecto, tênis Converse e botas de motoqueiros, a partir da contracultura e a explosão dos movimentos ante-sistema,Liberdade sexual, pílulas, movimentos civis e feministas a moda e a sociedade em si passa a sofrer várias transformações.
 


     Com o surgimento das tribos urbanas, gangues e grupos sociais, a grande massa popular passa a ditar moda, o que se vê na rua passa a ser inspiração para as grandes Maisons e grandes estilistas, Pierre Gardin busca semelhanças com os Mods, grupos de jovens londrinos filhos de comerciantes, ou Vivianne Westwood e o punk nos anos 70.
    E hoje em dia pode-se ver influências de street wear por ai, uma lolita no Japão, um punk em Londres, um rapper nos Estados Unidos e porque não a cultura nordestina brasileira.Um exemplo recente que acho oportuno para ser citado aqui é o desfile da  Saint Laurent com  uma pegada bem Grunge, adoradas por um e odiada pelos críticos.
    Não mais uma minoria dominante dita o que é bom gosto. No que se diz ser tendência?
A tendência não é mais um mandato das classes altas. Uma camisa de flanela nos anos 90 pode ser tendência, tye-dye nos anos 70 pode ser o most do momento. Como eu costumo dizer:
  Não é mais a moda que dita o que devemos usar, mas nos que usamos o que a moda irá ditar.



Nenhum comentário: